Distrito de Setúbal

IPS debate papel do enfermeiro gestor nas organizações de saúde

A importância do enfermeiro gestor enquanto capital humano das organizações, bem como o valor social dos enfermeiros e da profissão, são as grandes temáticas a debater em congresso, no dia 30 de janeiro, pela Escola Superior de Saúde do Politécnico de Setúbal (ESS/IPS), no âmbito da 1.ª edição da pós-graduação em Gestão em Saúde e Enfermagem.

Subordinado ao tema “Percursos e Desafios”, o I Congresso de Gestão em Enfermagem decorre no Auditório Nobre do IPS, a partir das 09h00, distribuindo-se entre dois painéis e dois fóruns de discussão, que reúnem profissionais e dirigentes da área, estudantes e investigadores.

“A excelência dos cuidados de saúde deve ser uma finalidade para as organizações de saúde. Manter e promover a qualidade e a segurança do exercício profissional e o alcance dos objetivos estratégicos da organização é competência do enfermeiro gestor, na linha do desenvolvimento organizacional, profissional e de satisfação das pessoas a quem são prestados cuidados”, lembra a organização.

“O enfermeiro gestor perante os desafios do Serviço Nacional de Saúde” é o tema de arranque do encontro, juntando à mesma mesa Lucília Nunes, coordenadora do Departamento de Enfermagem da ESS/IPS, Vítor Ramos, vice-presidente do conselho de administração da Fundação para a Saúde, Nélson Guerra, presidente da Associação Portuguesa dos Enfermeiros Gestores e Liderança, e Angelina Francisco, secretária do conselho diretivo da Ordem dos Enfermeiros.

O segundo painel, agendado para as 14h30, propõe discutir possíveis soluções para “Diminuir as desigualdades em saúde”, contando com os contributos dos investigadores em Ciências Empresariais Eduardo Costa, da Universidade Nova de Lisboa, e Sandrina Moreira, do IPS e do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

Os dois fóruns de discussão, pelas 11h30 e pelas 16h15, abordam por seu turno a problemática da “Gestão em Saúde e Enfermagem”, a partir de comunicações livres a cargo dos estudantes da respetiva pós-graduação ministrada na ESS/IPS.

 

Fonte: IPS

 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *