Atualidade

Instituto Hidrográfico da Marinha Portuguesa comemora 60 anos

Cerimónia assinala 60 anos do Instituto Hidrográfico

A Sessão Comemorativa do 60.º aniversário do Instituto Hidrográfico, realiza-se esta terça-feira, 22 de setembro, pelas 11h00, que será presidida pelo Ministro da Defesa Nacional (MDN), João Gomes Cravinho, e conta com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES),Manuel Heitor e do Ministro do Mar (MMar), Ricardo Serrão Santos.

​​​​O Instituto Hidrográfico é um órgão da Marinha e Laboratório do Estado, dotado de autonomia administrativa e financeira, que funciona na dependência direta do Chefe do Estado-Maior da Armada.

Sob a tutela do MDN, em articulação com o MCTES e o MMar, mantem-se como referência na investigação, assegurando as atividades relacionadas com as ciências do mar, tendo em vista não só a sua aplicação na área militar, como também contribuir para o desenvolvimento do País nas áreas científicas e de defesa do ambiente marinho, dedicando-se essencialmente ao conhecimento do Oceano para que todos o possam usar.

A cerimónia contará ainda com uma Palestra sobre a “Hidrografia na Marinha – 200 anos de História” e a inauguração de uma exposição dedicada às “Missões da Hidrografia Portuguesa no século XX”.

Desta forma, assinalam-se os 60 anos da sua criação, em 22 de setembro de 1960, através do decreto n.º43 177, onde se realçava a necessidade de centralizar os serviços nacionais de hidrografia, oceanografia física e de navegação, dispersos pelo Ministério da Marinha e Ministério do Ultramar, visando assegurar unidade de orientação, de terminologia e de métodos no campo técnico e das aplicações.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *