AtualidadeDestaque

Inquérito revela satisfação e confiança no desempenho da PSP

A PSP levou a cabo um inquérito nacional, realizado por telefone a 2.562 pessoas, sobre a satisfação relativamente à actividade desta força policial, a primeira vez que esta iniciativa foi realizada.

O inquérito teve como objetivo avaliar os índices de satisfação da população residente em Portugal relativamente à atividade da PSP, nomeadamente no que concerne à resposta a situações de emergência e empatia com o cidadão.

Cerca de dois terços das 2.562 pessoas que responderam «concorda totalmente» ou «tende a concordar» que a polícia usa adequadamente a força, segundo os resultados hoje divulgados.

O inquérito, realizado sob coordenação do Centro de Investigação do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, conclui também que 83,9% dos inquiridos considerou como positiva a capacidade para lidar com problemas de segurança, destacando-se a apreciação de «boa capacidade» com 41,7% das respostas.

Quanto à visibilidade, 72,2% das respostas são positivas, referindo 31,2% «boa visibilidade» e 29,2% respondeu «satisfatória visibilidade».

Segundo o inquérito, 85,2% dos inquiridos fez uma avaliação positiva da capacidade da resposta policial em situações urgentes e quase a totalidade deu nota positiva à adequação de meios.

Os resultados mostram também que 81,8% das pessoas que responderam ao inquérito concordam que a PSP tem respeito dos cidadãos.

Quase a totalidade dos inquiridos considera a atitude dos polícias da PSP como satisfatória e cerca de 83% destaca a forma como os agentes lidam com os problemas de segurança.

Sobre os programas de proximidade da PSP, o mais conhecido pelos inquiridos é a Escola Segura, seguido do programa de apoio às vítimas de violência doméstica.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *