País

INEM reforça dispositivo de emergência médica durante o verão

O verão está a chegar e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vai reforçar o dispositivo de emergência médica nacional durante os próximos meses “para acautelar e garantir uma resposta eficaz do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) a situações de acidente ou doença súbita”.

Em comunicado, o INEM refere que “o reforço traduz-se no acréscimo de 11 meios de emergência médica. Apesar da pandemia por COVID-19, que conduziu a um decréscimo generalizado de turistas, a atual fase de desconfinamento e os movimentos sazonais que tradicionalmente se verificam durante os meses estivais fazem prever um aumento da atividade do SIEM em determinadas áreas geográficas.

Deste modo, o INEM desenvolveu um plano de reforço do dispositivo de meios de emergência que se traduz no acréscimo de 11 meios, a operar entre junho e setembro consoante as áreas geográficas e previsões de procura da população”, pode ler-se na nota que o Diário do Distrito teve acesso.

O INEM adianta que “no norte do país, o concelho de Terras de Bouro passará a contar com dois Postos de Emergência Médica (PEM) localizados nos Bombeiros Voluntários (BV) de Terras de Bouro e na delegação da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) de Rio Caldo. Na região centro, estará em funcionamento um PEM na delegação da CVP de Vilar Formoso.

Montijo, Grândola e Odemira terão igualmente um reforço da atividade de assistência pré-hospitalar, através de PEM colocados nos BV Canha, BV de Grândola e BV Vila Nova de Mil Fontes.

A região algarvia terá ao dispor cinco meios de emergência adicionais, através de PEM localizados em Ferreiras (CVP Silves), Fuseta (CVP Olhão), Almancil (CVP Faro-Loulé) e Albufeira (BV Albufeira), para além da abertura de uma Ambulância de Emergência Médica (AEM) em Tavira.

Ainda no Algarve, o INEM vai disponibilizar aparelhos de Desfibrilhação Automática Externa aos BV de Tavira e aos Bombeiros Municipais de Olhão para utilização nas Ilhas Barreira (Tavira e Armona)”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *