Sociedade

Imigrantes inundam portal do SEF para obter autorização de residência. 85% são brasileiros

O SEF registou entre 13 de Março e 24 de Abril mais de 120 mil pedidos de residência e atribuiu mais de 102 mil autorizações de residência, através do portal criado pela autoridade e que permite a obtenção de documentos para os cidadãos oriundos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Pedro Rainho, inspector do SEF e responsável pelo portal, revelou em entrevista à CNN Portugal que “o Brasil tem 85% dos pedidos” e que “é de longe o país mais representado”. Em segundo lugar, a grande distância, surge Angola, “com 4,3%” dos pedidos. Um valor que surpreendeu o próprio SEF, que esperava um número mais elevado.

Não há uma justificação para a diferença de pedidos, mas, segundo Rainho, “há uma facilitação muito maior devido à isenção de visto para fins turísticos”. “Há aqui uma facilidade muito maior de deslocação para território nacional por parte de cidadãos brasileiros” e, talvez por isso, “os brasileiros são mesmo um número muito maciço”.

Em termos globais, “neste momento, existem 120.485 registos. Ou seja, este número corresponde aos pedidos feitos no portal CPLP, que abriu a 13 de Março. E já temos completos, ou seja, autorizações de residência emitidas, neste âmbito, 102.186”, indicou ainda o inspector.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *