AtualidadePolítica

IL causa ‘guerra de cadeiras’ no Parlamento

Os eleitos da Iniciativa Liberal pediram formalmente para mudar de lugar no hemiciclo do Parlamento e passar para o centro, «o mais distante dos extremos», adiantou esta quarta-feira à agência Lusa fonte oficial do partido.

De acordo com a mesma fonte, há dois anos, quando o partido elegeu o deputado único João Cotrim Figueiredo, a solicitação da Iniciativa Liberal (IL) «nem foi considerada e foi dado como facto consumado o lugar que ocupou, ou seja, entre o PSD e o CDS-PP».

Nesta legislatura, a IL já demonstrou «em tempo útil, formalmente, junto da Assembleia da República, ao Presidente e ao Secretário-geral, a sua vontade, tendo apresentado uma análise comparativa do Parlamento Europeu e de diversos parlamentos nacionais, demonstrando que os partidos liberais se posicionam no centro dos hemiciclos, não por uma questão simples de ‘esquerda — direita’, mas por ser nesse formato o lugar mais distante dos extremos».

Com o desenho atual do hemiciclo, e caso este pedido seja atendido, o grupo parlamentar da IL ficaria entre PS e PSD.

O partido, que nas eleições legislativas de dia 30 de janeiro conseguiu eleger um grupo parlamentar com oito deputados, defende que «quem deve definir a sua personalidade e posicionamento é cada partido e não os outros».

Nas eleições de dia 30 de janeiro a IL, que no anterior mandato teve apenas um deputado, conseguiu eleger um grupo parlamentar de oito deputados, passando a ser a quarta força política.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *