Almada

Hospital Garcia de Orta entrega viaturas a equipas de saúde comunitárias do ACES Almada/Seixal

O Hospital Garcia de Orta entregou duas viaturas às equipas comunitárias do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Almada Seixal com o objetivo de reforçar a intervenção conjunta no contexto do projeto do Grupo de Resolução dos High Users (GRHU).

As novas viaturas vão agilizar contactos de proximidade e visitas domiciliárias, nas situações em que a complexidade dos utentes assim o exige.  

A cerimónia de entrega das viaturas, que teve lugar no HGO, contou com as presenças dos membros do Conselho de Administração: Nuno Marques, Diretor Clínico e Paula Realista, Enfermeira Diretora do HGO, acompanhados pelas Vogais Executivas do Hospital: Ana Sofia Ferreira e Vera Almeida, respetivamente, ao Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde, Lisboa e Vale do Tejo, Luís Pisco.  

Para Nuno Marques, Diretor Clínico do HGO, «estas viaturas vão ser muito úteis e fazer a diferença no dia – a – das equipas de profissionais de saúde» e realçou o empenho das equipas, bem como os benefícios destes novos meios ao dispor de profissionais e utentes.

Paula Realista, Enfermeira Diretora do HGO salientou a importância do momento que «concretiza esta fase deste projeto conjunto, entre o hospital e o ACES Almada Seixal, com as equipas que, desde 2016, mantêm o seu empenho e dinamismo no projeto GRHU.»

Na cerimónia estiveram presentes Luís Pisco, Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Alexandre Tomás, Diretor Executivo do ACES Almada Seixal, a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Almada, Teodolinda Silveira e o Vereador Paulo Silva, da Câmara Municipal do Seixal.

Criado em 2016, o Projeto GRHU é um grupo de trabalho multidisciplinar, constituído com o apoio do Conselho de Administração do HGO e Direção do Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal (ACES A-S), integrando médicos, enfermeiros e assistentes sociais das duas instituições que trabalham em parceria.

O público-alvo deste grupo de trabalho são os High Users, ou utilizadores muito frequentes do Serviço de Urgência Geral do HGO, os utentes que protagonizam dez ou mais episódios de urgência, em 12 meses.

Desde o início do projeto, o grupo identificou que os High Users apresentavam problemas e necessidades complexas de saúde mental e física, doenças crónicas múltiplas, suporte social insuficiente e dificuldades socioeconómicas.

A realização de frequentes episódios de urgência sugeria que estes utentes teriam de receber outra resposta e/ou tratamento mais adequado às suas necessidades, quer de saúde, quer sociais.    


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *