Almada

Hospital Garcia de Orta avança com obras de requalificação do Bloco de Partos e deslocaliza serviços

As obras de requalificação do Bloco de Partos do Hospital Garcia de Orta (HGO) já começaram, e prevê-se que estejam concluídas na segunda quinzena de junho, informa a unidade hospitalar em comunicado enviado ao Diário do Distrito.

«Trata-se de uma medida estruturante, com vista à melhoria da qualidade, conforto e segurança para grávidas, recém-nascidos, acompanhantes e profissionais de saúde, contribuindo para a humanização dos cuidados prestados.»

O Bloco de Partos passará a dispor apenas de boxes de partos individuais, garantindo um maior conforto e privacidade às parturientes e acompanhantes, e serão melhorados os circuitos neste espaço, com a criação de um segundo acesso ao Bloco, e reabilitação das atuais boxes.

A intervenção ao nível das infraestruturas, na ordem dos 120 mil euros, prevê, ainda, a criação de uma nova sala de reanimação, pintura dos espaços e substituição do pavimento.

A requalificação das instalações prevê, também, renovação de equipamentos, num montante que ronda os 380 mil euros, financiado ao abrigo da candidatura apresentada no âmbito do Programa de Incentivo Financeiro à Qualificação dos Blocos de Parto do Serviço Nacional de Saúde, uma linha de financiamento específica para a atividade realizada nos blocos de partos.

O Bloco de Partos será ainda equipado de uma nova mesa de reanimação de recém-nascidos, ecógrafo para obstetrícia, CTG, incubadora de transporte, camas e cadeiras/bancos de parto, berços, marquesas ginecológicas, bancos de anestesia, cadeirões de levante e cadeirões para acompanhantes, monitores multiparamétricos para grávidas e neonatais, entre outros equipamentos essenciais à prestação dos cuidados de saúde.

Até as obras estarem concluídas, o Bloco de Partos funcionará, provisoriamente, nas instalações da Urgência de Ginecologia e Obstetrícia e esta urgência terá um novo espaço, com um novo circuito, iniciando com a inscrição na Urgência Geral.

O HGO lamenta os incómodos causados pelas obras e apela às mulheres, no final da gravidez, que evitem deslocar-se à urgência e liguem para o SNS24 (808 24 24 24) ou, em casos emergentes, para o 112.

«Esta intervenção no Bloco de Partos vai permitir ao HGO dar uma resposta assistencial de melhor qualidade às suas utentes, na área da obstetrícia, com as melhores tecnologias, e em linha com as melhores práticas clínicas» afirma a presidente do Conselho de Administração do HGO, Teresa Machado Luciano, citada no comunicado.

«Uma resposta mais moderna, mais funcional, mais cómoda e mais humanizada, que igualmente irá proporcionar a melhoria das condições para os profissionais de saúde.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *