Almada

HGO faz balanço dos atendimentos em urgências pediátricas

Um mês após o encerramento nocturno do serviço de urgência pediátrica, entre as 20h00 e as 8h30, o Hospital Garcia de Orta dá conta dos dados sobre as ocorrências em comunicado enviado ao Diário do Distrito.

Garantindo que tem sido feita «uma cuidadosa análise diária das ocorrências e informações partilhadas pelas instituições envolvidas, que têm vindo a concretizar todas as estratégias para minimizar impactos menos positivos que a situação pode trazer», o Hospital indica que de entre 18 de novembro e 15 de dezembro, «foram atendidas 720 crianças nas duas unidades do Atendimento Complementar de Almada-Seixal, correspondendo a 34% do total de atendimentos (2.134).

Nesse período, apenas 18 crianças (2,5% do total pediátrico; 0,8% do total de atendimentos) foram transferidas para um serviçode urgência hospitalar.  Todas as outras crianças –702 do total de 720 –tiveram resposta para a sua situação clínica no Atendimento Complementar.»

Já no período diurno do serviço de urgência pediátrica do Hospital, foram atendidas 2874 crianças, entre 18 de novembro a 16 de dezembro; de 18 a 30 de novembro foram feitos 1235 atendimentos e de 1 a 16 de dezembro foram atendidas 1639 crianças.

O Hospital avisa ainda que até à reabertura noturna do serviço de urgência pediátrica, os utentes em situação de doença aguda devem ligar para a Saúde 24 –808 24 24 24, esperar orientação e, no caso de situações de urgência, deverão dirigir-se aos serviços de urgência do Centro Hospitalar Lisboa Norte (Hospital de Sta. Maria) ou ao Hospital D. Estefânia.

As várias unidades do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Almada-Seixal mantém o seu funcionamento habitual, sendo que as equipas dos dois serviços de Atendimento Complementar do Centro de Saúde Rainha D. Leonor, em Almada, e do Centro de Saúde da Amora, no Seixal, estão disponíveis para dar resposta às crianças que necessitam de observação em situações agudas mas não emergentes, entre as 20h e as 24h durante a semana e até às 22h aos fins-de-semana.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *