Atualidade

Grupo Operacional Cinotécnico da PSP assinala 19 anos de existência

O Grupo Operacional Cinotécnico assinala este sábado 19 anos de existência, tendo sido criado de forma autónoma, na Unidade Especial de Polícia (UEP) a 3 de abril de 2002.

Desde 1939 que é conhecida na PSP a existência de cães de apoio à atividade policial e após várias missões e designações, quer em território nacional quer ultramarino, é agregado no início dos anos 80, como pelotão, no Corpo de Intervenção.

Em 31 agosto de 2007, com a implementação da nova Lei Orgânica da PSP, passou a Subunidade Operacional da Unidade Especial de Polícia, ganhando autonomia e uma maior abrangência de emprego operacional. Esta subunidade tem por lema: ‘SEMPER FIDELIS’.

A atividade cinotécnica tem cada vez maior importância para a operacionalidade da PSP, intervindo em contextos de manutenção e reposição da ordem pública e intervenção tática, patrulhamento, ações de busca e salvamento, execução de diligências judiciais (como buscas para deteção de armas e estupefacientes), ações preventivas de deteção de explosivos e demonstrações junto de público específico.

No último ano esta subunidade teve especial participação em missões de controlo de imigração ilegal nas fronteiras externas da UE em países como a Grécia e Bulgária onde tem sido alvo de rasgados e constantes elogios.

Atualmente e pela primeira vez desde a sua criação, todo o comando da subunidade é composto por oficiais com formação em cinotecnica pelo que se prevê um salto evolutivo nos próximos anos.

Prevê-se em breve a realização do XII Curso de Formação Cinotécnica que permitirá, após conclusão, dotar as Regiões Autónomas dos Açores e Madeira de meios adequados às necessidades operacionais existentes, especialmente no que respeita à segurança aeroportuária e busca e salvamento.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *