País

Greve na Polícia Judiciária marcam os próximos dois meses

Hoje é o primeiro dia de greve dos inspetores, seguranças e pessoal administrativo da Judiciária, em protesto contra o atraso na revisão das carreiras e na aprovação da nova lei orgânica desta polícia.

As três estruturas sindicais que representam inspetores, seguranças e pessoal administrativo da PJ marcaram greves para a primeira semana deste mês (4 a 8), paralisando várias horas por dia, em regime de rotatividade e voltam a ter lugar nos dias 11 e 12.

Entre hoje e 5 de Março está prevista uma paralisação ao trabalho de prevenção e às horas extraordinárias.

O presidente da Associação Sindical dos Funcionários (ASFIC) da PJ justificou o protesto com o «preocupante estado a que os sucessivos governos deixaram chegar a Polícia Judiciária» e criticou os constantes adiamentos, manobras dilatórias e ausências de respostas concretas e necessárias por parte do Governo face ao que durante os últimos três anos lhes foi apresentado.

Em causa está a ausência de revisão do estatuto das carreiras profissionais da PJ, a ausência da revisão da lei orgânica da PJ, a crónica falta de recursos humanos e materiais e a sucessiva recusa da tutela em promover a reposição dos escalões que foram congelados.

A ministra Francisca Van Dunem reuniu-se no dia 29 de Janeiro com os sindicatos que representam os investigadores criminais, seguranças e pessoal administrativo da PJ, mas os compromissos assumidos no encontro não foram suficientes para haver uma desmarcação da greve.

A ministra anunciou a abertura “no primeiro semestre do ano” de um concurso para o ingresso de mais 120 inspetores no curso de formação, uma das exigências dos sindicatos e da direção nacional da PJ, mas relativamente ao descongelamento das carreiras, a ministra referiu que está dependente da situação dos professores.

Neste momento um inspetor que acabe de ingressar nos quadros da PJ recebe o mesmo vencimento que um elemento com 10 ou 20 anos de serviço.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *