CulturaMundoSesimbraSolidariedade

Grémio de Sesimbra recebe exposição de pintura de artista ucraniana

O Clube Sesimbrense, também conhecido como Grémio, vai acolher até ao dia 10 de novembro a exposição Pure Felings. A mostra de pintura é da autoria da artista plástica ucraniana Viktoria Bondar. A artista nas suas obras usa técnicas de pintura abstrata que nos transporta tanto para a sua terra natal como para junto do mar. Estas pinturas são sobre algo esquecido, mas agora redescoberto.

É uma viagem ao mais íntimo da artista. Demonstrar que o futuro pode ser brilhante é o objetivo que tem com estas pinturas. A inauguração desta exposição foi marcada por um momento musical protagonizado pela também ucraniana Lazareva Olena. A mostra no Grémio faz parte do acolhimento que a Câmara Municipal aos cidadãos tem feito aos cidadãos ucranianos.

Muitos vieram para o concelho para se juntarem aos familiares que já viviam na localidade há vários anos. O objetivo é promover a sua inclusão e valorizar as suas competências. Em Sesimbra, as escolas receberam alunos e colocaram laços e balões brancos a apelarem a paz. Os espaços da autarquia, em especial a biblioteca, adaptaram-se para receber os leitores recém-chegados ao país.

O Centro Local de Apoio à Integração dos Migrantes está a dinamizar um curso de português para estes cidadãos. Estes alunos têm visitado vários locais emblemáticos do concelho (Mercado Municipal, Museu Marítimo ou a Capela do Espírito Santo dos Mareantes) para aprenderem português num contexto prático. Nos espaços comerciais, como é o caso do Intermaché, foi colocada uma prateleira que vende produtos alimentares típicos ucranianos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *