Grândola

Grândola | ‘Dunas Livres’ marca concentração silenciosa frente à autarquia no dia 25 de Abril

A Associação de Cidadãos ‘Dunas Livres’ marcou um protesto frente à Câmara Municipal de Grândola para o dia 25 de Abril, pelas 10h30.

«Estaremos presentes no hastear da bandeira pelo “Senhor” Presidente da Câmara em silêncio de protesto. De seguida, marcharemos até ao Jardim 1º de Maio onde estão programadas as comemorações do feriado.»

Os organizadores pedem ainda aos participantes para que «tragam uma peça de roupa vermelha, seja uma t-shirt, um lenço ou um cravo ao peito. Traz também cartazes ou uma faixa com a tua mensagem. É hora de nos fazermos ouvir!»

Os elementos da ‘Dunas Livres’ estão contra o «turismo irresponsável, os atentados ambientais, a incompetência política e a corrupção», e protestam contra o posicionamento da autarquia de gestão CDU, relativamente aos novos empreendimentos turísticos.

«Dia 25 de Abril juntamo-nos em Grândola para protestar contra o comportamento desta autarquia que vende, sem regras, o que de mais valioso o município tinha: a terra, a água, as pessoas, as praias, as dunas, as florestas, a paisagem imaculada como quase já não existe no país… futuro de jovens, cultura de antigos» refere a nota publicada nas redes sociais.

«Uma transformação radical sócio-cultural, geográfica, ambiental abate-se sobre o concelho. Motivado pelo desenvolvimento insustentável de mega-projectos imobiliários e de turismo de luxo em áreas e com ocupações muito maiores do que todas as localidades de Melides e Comporta: Costa Terra, Herdade do Pinheirinho, Muda Reserve, Torre e Dune nas Terras da Comporta, mais 3 urbanizações na Península de Troia – entre outros novos grandes projectos» alerta a Associação.

«Quatro campos de golf com relvados verdinhos enquanto na serra o precioso montado definha. Como por todo o país, ocorrem graves quebras na produção agrícola que ressente com os recordes de seca extrema. Recordes que o concelho bate, ano após ano.

Mesmo assim avança-se com projectos de agricultura intensiva e regadio no meio da charneca, com a reactivação ou expansão de minas que irão gastar demasiada água. Com uma linha de comboio desnecessária que virá apenas enfraquecer o montado e separar as pessoas.»

A ‘Dunas Livres’ critica ainda «os acessos às praias privatizados ou altamente condicionados ao ponto de se tornarem impossíveis. Fim do parque de campismo e demais infra-estruturas que ainda eram acessíveis ao cidadão comum» e acusa o executivo de ser «uma Câmara amiga dos interesses privados de grandes grupos económicos, mas que não ouve a sua própria população – este não é o interesse dos grandolenses e portugueses.

Uma Câmara que se esqueceu de que está na Terra da fraternidade, Grândola, Vila Morena: Em cada rosto igualdade – O povo é quem mais ordena.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *