País

Gonçalo precisa de todos para pagar tratamentos

«Olá, eu sou o Gonçalo portador da doença Citopatia Mitocondrial e preciso da vossa ajuda! Não custa nada, hoje sou eu amanhã podes ser tu.»

É desta forma que a família inicia a história do Gonçalo Cuco, de natural de Santa Maria da Feira da Feira, numa tentativa de fazer chegar a mensagem a um maior número de pessoas para obterem ajuda para os tratamentos de que a criança necessita.

O Gonçalo nasceu com uma doença neurológica sem diagnóstico até aos três anos, altura em que foi detactado que era portador de Citopatia Mitocondrial, que afecta toda a parte motora. «Neste momento ele ainda não caminha, já se consegue sentar quase sem apoio e já consegue segurar a cabeça.

Desde cedo tem sido feita a fisioterapia convencional mas neste momento para haver avanços no seu estado é necessário fazer uma fisioterapia intensiva (na clínica Kinésio em Espinho) com tratamentos intensivos de Therasuit e várias terapias: Neuropsicologia, Ozonoterapia, terapia da fala e ocupacional, que infelizmente não é comparticipada pelo Estado e é muito dispendiosa, impossível de suportar pela família.»

Por esse motivo, a família pede a ajuda de todos quer na entrega e recolha de tampinhas de plástico, rolhas de cortiça e caricas, quer por donativos ou até mesmo eventos solidários.

Para quem quiser ajudar mais directamente, foi criada uma conta solidária: Instituição bancária: BPI – IBAN: PT50 0010 0000 5038 4450 0012 9 e pode conhecer outras formas de ajudar através da página «Vamos Ajudar o Gonçalo».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *