Cantinho da BicharadaDistrito de Vila Real

GNR retirou 15 cães numa habitação em Vila Real

O Comando Territorial da GNR de Vila Real informa em comunicado que, através do Núcleo de Proteção do Ambiente (NPA) de Vila Real, recolheu no dia 30 de julho, 15 cães na localidade de Abobeleira, Freguesia de Mouçós, Vila Real, e identificou o seu proprietário de 47 anos.

Após denúncia às autoridades por insalubridade, falta de condições de bem-estar animal e incumprimento da legislação em vigor, as autoridades encontrara os cães na habitação, sem autorização do veterinário e delegado de saúde, sem vacinas e identificação e sem condições de alojamento, existindo ainda riscos higiossanitários relativamente ao meio ambiente e doenças transmissíveis ao homem.

A ação foi realizada em conjunto com o médico veterinário municipal, Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e delegado de saúde, resultou na elaboração de 41 autos de contraordenação e os cães foram encaminhados para o canil intermunicipal de Vale Douro Norte. cujos responsáveis estão a apelar à população para encontrar lares para os quinze animais, devido à lotação do equipamento.

Por outro lado, alguns dias antes, a AAVR – Ajuda Animais Vila Real lançara um apelo na sua página a pedir ajuda para o tutor dos quinze animais, solicitando rede e desparatizantes, avisando que o dono do espaço onde os animais se encontravam tinha sido «ameaçado que lhe vão mandar a casa o delegado de saúde e já lá esteve a GNR,por uma queixa que apresentaram».

Segundo a AAVR os animais encontram-se num terreno emprestado e foram todos retirados da rua, mas esta pessoa ama animais, só não tem possibilidades para desparasitar internamente e externamente,vacinar e chipar.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *