CrimeGrândola

GNR detectou abate ilegal de cerca de 300 sobreiros em Grândola

O Comando Territorial de Setúbal, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Grândola, no dia 17 de setembro, detetou um abate massivo de sobreiros secos e verdes num total de 372 árvores, em Grândola.

No decorrer de uma fiscalização, foi possível apurar que o responsável pelo abate garantia que tinha licença para o efeito mas que não a tinha no local, tendo os trabalhos sido suspensos até à apresentação da mesma.

No dia 21 de setembro foi apresentada uma licença válida para abate de 82 sobreiros secos, tendo-se assim confirmado o abate ilegal de 290 sobreiros, dos quais 135 em estado vegetativo (verdes).

De referir que o sobreiro, Quercus suber, é uma espécie protegida ao abrigo do Decreto-Lei nº 169/2001, de 25 de maio, carecendo de licença do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas ICNF todas a ações que incindam sobre o mesmo.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *