AtualidadeCrimeDistrito de Faro

GNR apreendeu 8.285 litros de aguardente de medronho

Em comunicado, a GNR informa que através do Destacamento de Ação Fiscal de Faro, foram apreendidos ontem, 5 de abril, um total de 8.285 litros de aguardente de medronho fora do seu entreposto de produção, no concelho de Loulé.

A investigação decorria há cerca de oito meses pelo crime aduaneiro de introdução fraudulenta no consumo, e resultaram nas Operações ‘ARBUTUS I e II’, durante as quais foi dado cumprimento a vinte mandados de busca, duas em destilarias, oito em veículos, e a dez em armazéns não autorizados para depósito e sem controlo aduaneiro, escapando deste modo às obrigações tributárias de declaração e pagamento dos impostos incidentes.

O valor da aguardente de medronho apreendida ascende aos 237.520,42 euros, sendo que a introdução no consumo deste produto apreendido, teria causado um prejuízo ao Estado Português, em sede de Imposto Especial de Consumo (IEC) e de Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), num valor aproximado de 99.151,42 euros.

Nesta operação policial foram identificados cinco homens, tendo os factos sido remetidos ao Tribunal Judicial de Loulé e Olhão.

A Guarda Nacional Republicana relembra que o objetivo principal deste tipo de ações é garantir o cumprimento das disposições legais de produção e armazenamento de bebidas alcoólicas, contribuindo dessa forma para o combate à economia paralela em Portugal.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *