AlmadaAtualidadeCrime

GNR apreendeu 600 quilos de amêijoa-japonesa na Trafaria  

O Comando Territorial de Setúbal informa em comunicado que, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Almada, ontem, dia 15 de novembro, apreendeu 600 quilos de amêijoa-japonesa (Ruditapes philippinarum), na localidade da Trafaria.

No âmbito de uma ação de fiscalização rodoviária, os militares da Guarda abordaram dois veículos, tendo verificado que faziam o transporte de amêijoa-japonesa.

Após diligências policiais, foi possível apurar-se que um homem de 30 anos transportava 300 quilos de amêijoa-japonesa e uma ganchorra, e que o segundo indivíduo, um homem de 40 anos, transportava, igualmente, 300 quilos de amêijoa.

No decorrer da ação apurou-se ainda que ambos não tinham documento de registo e de transporte obrigatórios, o que não permitia determinar a origem dos bivalves, nem o cumprimento das normas obrigatórias relativas à rastreabilidade, havendo assim possibilidade de constituírem um perigo para a saúde pública.

Esta ação de fiscalização decorreu com o reforço do Posto Territorial da Trafaria, e foram ainda elaborados dois autos de contraordenação.

A Guarda Nacional Republicana alerta que a captura deste tipo de bivalves, sem que os mesmos sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidos no consumo, devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da origem do bivalve fulcral para a prevenção da introdução de forma irregular no consumo.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *