Atualidade

Fragata ‘Corte-Real’ concluiu exercício a norte do círculo polar ártico

​A fragata ‘Corte-Real’, da Marinha Portuguesa, concluiu hoje, 25 de novembro, a sua participação no exercício naval norueguês Flotex 2020, integrada no “Standing NATO Maritime Group 1 (SNMG1)”.

Planeado e executado pelo Comando Naval Norueguês, o FLOTEX SILVER decorre usualmente todos os outonos e foca-se, essencialmente, na guerra antissubmarina, tendo por objetivo a condução de operações navais no Mar Ártico, em cooperação com unidades navais NATO.

Além de várias unidades navais e aéreas norueguesas, este ano o FLOTEX SILVER contou com a participação das fragatas ‘Corte-Real’ e HMCS Toronto, da Marinha do Canadá, que compõem presentemente o SNMG1.

O empenhamento e emprego do SNMG1, não muito usual no Mar Ártico, contribuiu para o conhecimento situacional marítimo da Aliança em latitudes particularmente elevadas. O reposicionamento do grupo no Alto Norte, em patrulha a norte do ‘North Cape’, permitiu enviar uma importante mensagem estratégica de apoio às atividades dissuasoras da Aliança.

O exercício teve início no dia 16 de novembro e, durante dez intensos dias de atividade, o helicóptero Lynx alemão, embarcado na fragata portuguesa, revelou-se uma valência decisiva na extensão das capacidades do navio, assim como uma prova da interoperabilidade com marinhas aliadas.

Navegando bem a norte do círculo polar ártico, foi testada a resiliência do navio e da sua guarnição, obrigando à adaptação ao ambiente dos fiordes noruegueses e às baixas temperaturas que os acompanham.

O SNMG1 é atualmente comandado pelo Comodoro Vizinha Mirones, da Marinha Portuguesa, sendo o navio-almirante da Força a fragata portuguesa ‘Corte-Real’.

Fonte: Marinha Portuguesa


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *