AtualidadeEconomia

Fisco já pagou 1 milhão de cheques, mas transferências falham para 200 mil por causa do IBAN

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, disse esta segunda-feira que as Finanças já procederam ao pagamento de um milhão de cheques de 125 euros, adiantando que o processo está a decorrer com “normalidade”. Há, contudo, casos em que o pagamento foi devolvido devido ao facto de o IBAN estar incorrecto, com o Governo a apelar a que os contribuintes o actualizem no Portal das Finanças.

“Os pagamentos estão a decorrer com a normalidade que prevíamos e com a eficácia semelhante à dos reembolsos do IRS. Neste momento, através das Finanças, já conseguimos colocar um milhão de pagamentos e aquilo que verificámos é que há alguns contribuintes que não têm o IBAN actualizado e que, por essa circunstância, volta para trás [o pagamento]”, disse Mendonça Mendes, em declarações à RTP3.

Existem, contudo, situações em que os pagamentos não estão a ser bem sucedidos porque o IBAN está incorreto. Foram registados cerca de 200 mil contribuintes nesta situação e, por isso, o Governo apela a que confirmem os dados bancários no Portal das Finanças.

“Já encontrámos cerca de 200 mil contribuintes a quem se fez a transferência e veio devolvido por o IBAN estar incorreto. Aquilo que as pessoas devem fazer é consultar no Portal das Finanças na sua área” e “actualizar esse IBAN, porque no próximo mês voltaremos a fazer a transferência e se o IBAN já estiver actualizado a transferência será efectuada”, explicou o secretário de Estado.

Mendonça Mendes adiantou ainda que “todos os meses voltaremos a correr a base de dados para voltar a tentar fazer o pagamento que não conseguimos efectuar na primeira vez” e acrescentou: “Vamos fazer isso nos próximos seis meses”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *