Moita

Festas da Moita terminaram com multidão

Calema encerraram o último dia das Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem 2022

Este domingo dia 18 de setembro, terminaram as Festas da Moita 2022, que atraem cada vez mais visitantes.

Após muitas polémicas anteriores à realização das festas, as mesmas decorreram com toda a normalidade.

Os festejos terminaram com um grandioso concerto dos Calema, que apesar de começar com meia hora de atraso e de ter várias paragens para pessoas do público serem assistidas pelos bombeiros, agradou a plateia e foi seguido do espetáculo piromusical de fogo de artifício muito apreciado pelos presentes.

A opinião entre alguns visitantes era unânime no que toca ao regresso das festas com uma nova organização “As festas voltaram finalmente, mas não gostei de ver o recinto tão vazio de feirantes, bem como dentro do pavilhão de exposições que estava muito vazio em comparação aos anos anteriores”, “as festas estão bonitas mas existem muitos espaços vazios que outrora estavam ocupados por bancas, de resto estou satisfeito”, “este ano exitem menos carroceis e feirantes, espero que no próximo ano possamos ter o recinto como antigamente”.

Todos os dias desta edição de regresso dos festejos, foram razão para grandes enchentes que visitaram as festas e assistiram aos espetáculos planeados pela comissão.

Ficou comprovado que nem o mau tempo que se fez sentir durante a semana, afugentou as gentes da Moita de festejarem o regresso das festas.

As festividades não aconteciam á dois anos e regressaram com uma grande adesão por parte dos munícipes e visitantes, que ao longo dos 10 dias do evento, passaram pelo recinto.

O presidente da Câmara Municipal da Moita, Carlos Edgar Rodrigues Albino, afirmou que “foram 10 dias de festa com muita entrega por parte da nossa população que aderiu à festa, o nosso comércio também participou e ajudou as nossas montras como foi dito que estão lindíssimas as nossas varandas também. As festas decorreram com calma e tranquilidade sem acidentes de maior a registar e para isso muito contribuiu o esforço e empenho da GNR que atuou em todas as frentes e em particular na tarde do fogareiro contribuindo para que não houvesse qualquer incidente”.

O autarca quis também agradecer aos ” trabalhadores da autarquia que tudo tem feito para que tudo esteja limpo e arranjado quando as festas terminam para no outro dia quem se levanta parecer que na noite anterior tiveram aqui milhares de pessoas e também os bombeiros que têm estado sempre a postos para responder a qualquer situação de necessidade e neste caso também a nossa Proteção Civil que tem trabalhado 24 sobre 24 horas. Toda esta equipa todas estas pessoas têm contribuído e continuam a contribuir”, rematou.

Nesta edição subiram ao palco da marginal artistas como, Emanuel, Fingertips, José cid, Os sons do Minho, Maninho, Ana Bacalhau, Irmãos verdade, Aurea e Calema.

A felicidade dos Moitenses e visitantes era notória e o reflexo do sucesso deste evento.

Entre várias pessoas presentes nos dias do evento a opinião foi unânime “as nossas festas, são um ponto de convívio à muitos anos”, “estes dois anos sem festas foram um sufoco para quem vive as festas da Moita”, “o cartaz este ano era ótimo e visitei o recinto todos os dias”, “que saudades que tinha deste convívio com amigos no recinto, a tarde do fogareiro e as noitadas em frente à câmara.”

O evento contou com vários palcos em que a animação esteve garantida pelas madrugadas fora, onde os DJs se destacaram.

Da festa fizeram parte vários eventos ligados à tauromaquia, como as grandiosas largadas, vacadas e touradas.

Esta antiga tradição da vila, contou ainda com uma componente religiosa, como a missa e a grandiosa procissão em honra da nossa Senhora da Boa Viagem, que atraíram milhares de pessoas.

Na sexta-feira dia 16 decorreu na avenida principal a famosa tarde do fogareiro que reuniu uma vez mais famílias e grupos de amigos á roda da mesa e dos fogareiros para celebrarem as festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem.

No próximo ano as festas estão de regresso e prometem trazer de novo a população e visitantes às ruas da vila da Moita.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *