AlmadaPaís

Falta de médicos coloca em risco atendimento nocturno na urgência pediátrica do HGO

A urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, corre o risco de fechar durante o período noturno por falta de médicos, estando atualmente a funcionar «em cima da linha vermelha», denuncia a Ordem dos Médicos à Lusa.

O bastonário dos Médicos indicou que o número de pediatras nos quadros do Garcia de Orta é «insuficiente e compromete a qualidade e segurança» dos serviços prestados às crianças que vão à urgência.

Para o bastonário, Miguel Guimarães, «não existem as condições adequadas de segurança clínica» ao nível da urgência de pediatria e os médicos estão a «assumir uma responsabilidade enorme ao estarem sozinhos no serviço».

A equipa de pediatria na urgência devia ter pelo menos dois médicos e que nem isso está a ser assegurado, o que o bastonário considera como «uma situação complexa e grave e pode levar a que o Garcia de Orta não consiga assegurar urgência 24 horas e sete dias por semana. Pode ter de encerrar à noite».

Miguel Guimarães considera que durante a noite a situação é mais complicada, porque durante o dia o serviço de urgência pode contar com ajuda do serviço de pediatria do hospital caso seja necessária uma intervenção adicional.

O bastonário, o presidente da secção regional do Sul e outros elementos da Ordem visitaram em Janeiro o Garcia de Orta e reuniram-se com profissionais e com a administração, antes de a Ordem ter recebido denúncias que apontavam para as dificuldades sentidas na área da pediatria quanto à falta de médicos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *