AtualidadeDistrito de SetúbalSociedade

Estudantes do Politécnico de Setúbal criam aplicações de apoio aos cuidadores de doentes de Alzheimer

Estudantes finalistas do Instituto Politécnico de Setúbal desenvolveram em conjunto com cuidadores informais, profissionais de saúde e da área das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), três aplicações digitais para apoio a quem tem a seu cargo pessoas com doença de Alzheimer.

As soluções desenvolvidas, e que respondem as necessidades distintas, são o resultado de um curso de formação piloto em Portugal, realizado no âmbito do projeto Co-Care – Co-created ICT solutions for Alzheimer’s Informal Caregiving, financiado pelo programa europeu Erasmus+.  Além do IPS, estão envolvidas outras instituições de ensino superior, associações de utilizadores e profissionais dos setores social, da saúde e das tecnologias de Portugal, Espanha, Reino Unido e Bélgica, sob coordenação da Universidade de Vic (Espanha).

O curso piloto, que foi já avaliado pelos parceiros na segunda reunião transnacional do projeto, recentemente realizada em Setúbal, teve como intuito proporcionar conhecimentos e competências para a cocriação, com o envolvimento dos utilizadores, de soluções baseadas em evidência científica, colocando assim as tecnologias de informação ao serviço dos cuidadores informais de pessoas com doença de Alzheimer.

Segundo nota de imprensa partilhada pelo Instituto Politécnico de Setúbal, a formação envolveu 11 estudantes finalistas de licenciatura das áreas das Ciências da Saúde (nomeadamente Fisioterapia e Terapia da Fala) e da Engenharia Informática, além de seis docentes, 10 cuidadores informais, três profissionais de saúde e quatro profissionais ligados à área das TIC.

Ao longo de 15 semanas, foram criadas três equipas multidisciplinares, que desenvolveram as aplicações Care-Coach, Rent-a-Care e MediControl, alvo de uma avaliação muito positiva por parte do painel de avaliadores, dada a sua relevância e utilidade para o público-alvo.

A Care Coach é uma aplicação focada em três necessidades centrais dos cuidadores informais, nomeadamente a organização das atividades diárias, programação da atividade física e bem-estar e comunicação com profissionais de saúde. Por seu turno, a Rent-a-Care pretende colocar em contacto os cuidadores informais à procura de serviços de apoio e os respetivos profissionais existentes no mercado. Por fim, a MediControl foi pensada para apoiar o cuidador informal na gestão de medicação de pessoas com doença de Alzheimer, nomeadamente no que respeita à administração de medicamentos, gestão de stock, apoio à prescrição e procura de informações relacionadas com a medicação.

A decorrer até dezembro de 2022, projeto europeu Co-Care propõe-se ainda apresentar resultados em duas outras áreas de intervenção, através de um kit de ferramentas de apoio aos cuidadores informais, que os capacitará para a escolha das soluções tecnológicas mais adequadas, e da implementação de uma comunidade de prática online, que servirá para dar suporte a todos os atores envolvidos, acompanhando o desenvolvimento do curso e do kit de ferramentas.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *