Distrito de BragaDistritos

Estratégia ambiental reforça qualidade de vida em Vila Verde

Dia da Terra assinalado na Escola EB2,3 de Vila Verde .

Assinalando a celebração do Dia da Terra na Escola EB2,3 de Vila Verde, a presidente da Câmara Municipal, Júlia Rodrigues Fernandes, apelou hoje à “ajuda” dos jovens alunos para “a defesa do planeta e da humanidade”.   

Num evento em que o vereador responsável pelo pelouro do ambiente, Patrício Araújo, apresentou dados do concelho relativos à produção de resíduos sólidos e números sobre a separação e reciclagem, Júlia Fernandes aproveitou para sensibilizar os alunos da “geração eco-escolas” para a responsabilidade de uma intervenção ambiental mais ativa. 

Vós fazeis parte da geração privilegiada em termos de informação e sensibilização ambiental e eu espero poder continuar a vir cá içar a bandeira do projeto Eco-Escola, porque isso é sinal do excelente trabalho que aqui está a ser feito”, afirmou a presidente do Município, numa escola que integra alunos do 5.º ao 9.º ano de escolaridade. 

Nesse quadro, a autarca destacou o potencial papel que os jovens podem assumir na mudança de hábitos de vida que permitam contrariar os excessos consumistas e diminuir os índices de poluição, de forma a preservar os recursos naturais, o ambiente e a sustentabilidade da Terra.    

Uma missão cuja urgência e importância a presidente da Câmara fez questão de enfatizar, lembrando as ameaças e os sinais que as alterações climáticas evidenciam nas mais diversas partes do mundo, incluindo no concelho e nas localidades onde cada um vive. 

Numa sessão que contou com momentos de animação musical proporcionada por alunos e que contou com a participação de responsáveis da comunidade educativa, Patrício Araújo partilhou alguns números que comprovam a aposta estratégica do município no ambiente e na sustentabilidade ambiental como uma prioridade política. 

De acordo com os dados apresentados pelo vereador, a produção de resíduos sólidos urbanos aumentou 17,5% nos últimos anos, registando-se entretanto subidas mais acentuadas ao nível da separação e reciclagem: mais de 30%. Números com que o autarca confessou não estar ainda satisfeito. 

A preservação e o uso inteligente dos recursos naturais é o melhor presente que podemos dar ao nosso planeta neste Dia da Terra. A partir de hoje, devemos pensar e sobretudo agir todos os dias em favor do nosso planeta”, apelou Patrício Araújo. 

O autarca frisou ainda a preocupação do Município com a crescente sensibilização da população para a necessidade de hábitos ambientalmente mais responsáveis e também mais sustentáveis, defendendo ainda a importância de promover um desenvolvimento sustentável enquanto fator fundamental para a qualidade de vida das futuras gerações. 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *