DestaqueEconomia

Estado pode ganhar com doações à bebé Matilde

Quem é que não ficou sensibilizado com o apelo dos pais de Matilde, uma bebé de dois meses que sobre de atrofia muscular espinhal – tipo 1 e que pode ser fatal se não conseguir obter o medicamento que está à venda nos Estados Unidos por uma quantia de 2 milhões de euros. O apelo foi feito nas redes sociais que rapidamente se difundiram e conseguiram em tempo recorde juntar os 2 milhões de euros numa conta aberta na Caixa Geral de Depósitos em nome da bebé para que possam adquirir o medicamento que salva os doentes com essa patologia.

Mas as notícias não são animadoras, é que em causa está a lei que enquadra os donativos para o medicamento da bebé, que de acordo com um fiscalista ouvido pelo jornal online “Observador” enquadra-se na mesma para prendas de casamentos e jogos sociais, pois cada donativo superior a 500 euros é sujeito ao imposto de 10%.

Assim os pais da pequena Matilde ficaram sem 10% dos donativos obtidos, o Diário do Distrito ouviu um outro fiscalista que explicou que o valor a tributar será de cada donativo, o que pode chegar aos 200 mil euros que o Estado possa arrecadar dos donativos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

comentário

  1. Se só é passível de imposto as verbas superiores a 500€, não são seguramente 200 mil euros para o estado, de qualquer modo não deveria ser nenhum. O estado SNS é que deveria de ter o medicamento esse ou qualquer outro que seja necessário para tratar os portugueses.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *