Justiça

Especialistas alertam para uso da FaceApp

Alguns especialistas no campo das tecnologias alertam para os riscos de usar o aplicativo de edição FaceApp, que nos últimos dias regressou em força às redes sociais, agora com um filtro que permite mudar de sexo.

Desenvolvido pela empresa russa Wireless Lab, este app tem uma política de privacidade padronizada e que não oferece «efetivamente nenhuma proteção», como explica o comentarista de tecnologia Stilgherrian ao ABC News.

Segundo as críticas, o app não informa o que faz com os dados fornecidos pelos usuários, e estes podem estar a servir para alimentar indevidamente bancos de reconhecimento facial, devido a uma política de privacidade que permite reunir informações do usuário e usar da forma que estes quiserem.

Na política de privacidade, a empresa refere que utiliza «ferramentas de análise de terceiros para nos ajudar a medir o tráfego e as tendências de uso do serviço, que reúnem informação enviada pelo seu dispositivo ou pelo nosso serviço, incluindo as páginas web que visita, add-ons, e outra informação que nos ajude a melhorar o serviço».

Há menos de um ano, em julho de 2019, este mesmo app estava no topo da lista dos mais usados através da Google Play Store e da App Store, e permitia que o usuário ficasse com o rosto mais velho ou mais jovem.

Também na altura, questões de segurança em relação aos dados do aplicativo foram levantadas uma vez que a política de segurança permitia o uso abusivo das fotografias por parte da empresa.

Na ocasião, a empresa esclareceu que os usuários podem solicitar a remoção de dados da aplicação, bastando ir a ‘Configurações’, clicar em ‘Suporte’ e a opção para remover surge no ecrã.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *