AlmadaReportagem

Espaços Cidadão em Almada recebem serviço de renovação do Cartão de Cidadão

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O município de Almada vai passar a disponibilizar o serviço de renovação do cartão do cidadão nos Espaços Cidadão.

O momento foi assinalado esta manhã no Solar dos Zagalos, com a presença da ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, e da secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, e da secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa, Fátima Fonseca.

Na sua intervenção, Inês de Medeiros agradeceu aos presentes e frisou que “a escolha deste espaço emblemático para esta apresentação vem no sentido do trabalho que a autarquia de Almada tem feito de ligar os locais de cultura aos serviços para o cidadão. Aliás, o município de Almada foi o primeiro a instalar uma loja do Cidadão numa biblioteca, modelo que foi depois seguido por vários outros no país, mas Almada gosta de ser percursora destas iniciativas.

Não podemos falar de modernização sem descentralização, e para isso é também necessário olhar para o concelho com um todo, por isso escolhemos a Sobreda para esta apresentação, uma freguesia que durante anos foi subvalorizada.”

A autarca referiu ainda que o concelho recebeu “cinco espaços do Cidadão em dois anos de mandato, e agora incluirmos nestes o serviço de renovação do Cartão de Cidadão permite agilizar todo o processo, com um serviço mais rápido, com menos filas e tempo de espera, além de melhorar também as condições de trabalho dos funcionários do atendimento, com menos pressão.”

Inês de Medeiros agradeceu “o trabalho conjunto entre o Poder Local e o Central, e podemos dizer que Portugal e Almada estão mais modernos” agradecendo aos elementos do Governo e à Agência para a Modernização Administrativa.

Alexandra Leitão salientou “o trabalho que tem vindo a ser feito pela secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, na simplificação destes processos, bem como da AMA, o que permitirá que a rede das Lojas de Cidadão a prestar este serviço duplique, chegando aos mil postos de atendimento onde se poderá fazer a renovação.

Os Espaços Cidadão foram lançados há 20 anos, num modelo que veio para ficar, e têm tido um papel fundamental em dois aspectos: inclusão e proximidade. Não queremos deixar ninguém para traz no que ao acesso aos serviços digitais diz respeito, e esta rede tem uma capilaridade territorial que leva os serviços ao cidadão em vez de ser este que os tenha de procurar.

Mas é também importante realçar a descentralização que tem vindo a ser feita, que permite que sejam as autarquias a gerir estes espaços em Portugal, o que já acontece em 24 das 59 Lojas do Cidadão.”

No entanto a ministra considera que “este trabalho não fica por aqui, é algo em continuidade, em que há sempre mais alguma coisa que podemos acrescentar aos serviços já existentes, no sentido de continuar a descongestionar os serviços e melhorar o acesso dos cidadãos a estes”.

O concelho de Almada conta com cinco Espaços Cidadão, em Almada, Feijó, Sobreda, Caparica e Costa da Caparica.

Passa agora a ser possível renovar o Cartão de Cidadão em mais de 600 Espaços Cidadão, distribuídos por todo o território nacional, além do serviço digital no portal e.Portugal.

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