AtualidadePaís

Episódio de ‘calor excepcional’ pode chegar a Portugal Continental na próxima semana

Depois de um domingo em que as temperaturas diminuíram ligeiramente, levando o IPMA a levantar os avisos laranjas no litoral, devido ao calor, a situação vai voltar a piorar a partir de terça-feira.

Para dia 12 de Julho, o IPMA volta a colocar todo o território de Portugal Continental sob aviso laranja, excepto o distrito de Faro, que se mantém sob aviso amarelo, a partir das 09h00 até às 00h00.

Também o site de meteorologia Meteo Trás os Montes confirma «um episódio de calor excepcional na próxima semana» segundo actualização dos modelos, «onde ganhou consistência o pior cenário que estava em cima da mesa para a próxima semana, aquele que certamente todos nós não queríamos que visse a luz do dia».

Esperava-se uma bolsa de ar frio que refrescasse as elevadas temperaturas, mas tal não irá acontecer e esta «não se aproximará o suficiente para evitar uma subida exagerada dos valores das temperaturas na próxima semana, resta a esperança de que a poeiras e nuvens altas possam de alguma forma travar as temperaturas e que pelo menos não se chegue a valores absurdamente elevados».

Podem vir a ser emitidos alertas vermelhos pelo IPMA, «e poderão registar-se novos máximos históricos em muitas estações meteorológicas» refere ainda o Meteo Trás os Montes.

Mas o que está em causa? Também o site de meteorologia Luso Meteo explica: «uma depressão permanece a oeste da Península Ibérica, forçando ar quente a ser ‘injetado’ de forma constante sobre Portugal Continental, e em parte a Madeira. Ora esta depressão é forçada a ficar a Oeste devido ao desenvolvimento de um forte anticiclone.»

Tudo isto pode levar a que as temperaturas mínimas rondem, em alguns locais, os 30.ºC e as máximas subirem até aos 40.ºC durante a noite.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *