Atualidade

Enid Blyton autora de ‘Os Cinco’ e ‘Noddy’ é acusada de racismo

Quem não se recorda de ler na infância as histórias, agora recuperadas na televisão, do Noddy e o País dos Brinquedos, e na juventude seguir as aventuras de ‘Os Cinco’, de ‘Os Sete’, ou as travessuras de ‘As Gémeas’?

Todas essas personagens nasceram da imaginação da escritora inglesa Enid Blyton (11 de Agosto de 1897 – 28 de Novembro de 1968), que ao longo da sua vida terá escrito mais de 800 obras.

E se os seus livros são ainda hoje uma herança em quase todos nós, a sua autora está agora no centro de uma polémica devido à posição da associação English Heritage, que na passada semana alterou as suas referências sobre a reconhecida escritora, por esta ter sido criticada pelo seu «racismo e xenofobia».

A English Heritage, associação responsável por homenagear personalidades famosas, divulgou, em nota enviada à agência AFP, que modificou os dados publicados no seu site sobre Enid Blyton, e passou a incluir uma referência «sobre o facto de a obra da autora ter sido criticada pelo seu racismo».

O caso ocorreu em Julho de 2020, mas voltou à ribalta após ter sido divulgado pelo jornal Daily Telegraph, o que viria a causar uma onda de indignação nos meios de comunicação conservadores.

Sucederam-se os artigos de opinião dos que veem Enid Blyton como a nova vítima do que apelidam de fenômeno de ‘cancelamento da cultura’, um mecanismo que consiste em condenar ao ostracismo pessoas cujas opiniões são consideradas inaceitáveis, e levou mesmo o Daily Express a escrever que «Os Cinco estão a ser cancelados».

No comunicado, a English Heritagem explica que a atualização dos dados faz parte de um plano geral para «construir uma imagem mais completa da vida de cada personalidade, incluindo aspetos que as pessoas podem achar perturbadores» e cita no seu site a história ‘A Boneca Nega’ (1966), em que o rosto de uma boneca negra é ‘lavado’ pela chuva.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *