Distrito de Viseu

Educadora suspensa de jardim de infância em Tondela. Obrigava crianças a despirem-se como castigo e não as deixava comer

Uma educadora do Jardim de Infância EB0, em Tondela, distrito de Viseu, foi suspensa pelo Ministério da Educação depois das denúncias de alguns pais e encarregados de educação por maus-tratos físicos e psicológicos sobre crianças entre os 3 e os 6 anos.

“As crianças, se não comerem a sopa, não comem mais nada durante o dia todo”, contou à CNN Portugal a mãe de um dos menores, que preferiu não ser identificada, e que assegurou que a lista de castigos “muito pouco pedagógicos” era ainda mais vasta. “Na própria sala, segundo consta, o castigo é começarem-se a despir. Primeiro descalçam-se, depois tiram meias, calças, até ficarem em cuecas. E não podem ir à casa de banho se tiverem vontade!”, relata a mãe.

A educadora, de 60 anos, já foi suspensa pelo Ministério da Educação, seis meses depois de os abusos começarem a ser relatados. No entanto, há relatos desses mesmos abusos de há pelo menos cinco anos. Em Fevereiro de 2018, a educadora teve uma crise a meio do horário lectivo e, à frente dos alunos, foi retirada do estabelecimento de ensino à força pelo INEM e pela GNR.

A seguir a esse caso, a mulher recebeu ordem de internamento compulsivo. Depois de recuperar, voltou a trabalhar no Jardim de Infância EB0.

Agora, a par da suspensão do Ministério de Educação, a docente está a ser alvo de um processo disciplinar por parte da Inspecção-Geral da Educação e Ciência, a entidade que acompanha, controla e avalia os estabelecimentos de ensino da rede pública, privada, cooperativa e solidária. Das crianças que terão sido vítimas desta mulher, quatro já abandonaram o jardim de infância e outra mudou de sala.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *