CrimeDistrito de Lisboa

Dupla passava por funcionários de bancos para burlar idosos com cartões bancários

Dois homens foram detidos por burlas a idosos, um deles indiciado por pela prática de 29 crimes de burla qualificada, dois deles na forma tentada, 27 crimes de abuso de cartão de garantia ou de cartão, dispositivo ou dado de pagamento, um dos quais na forma tentada, um crime de coação e um crime de branqueamento.

O arguido é acusado de abordar pessoas com idades compreendidas entre os 80 e os 90 anos, apresentando-se como funcionário do banco onde as vítimas tinham conta e, alegando que os respetivos cartões bancários tinham caducado, conseguia que estas lhe entregassem os referidos cartões bem como os respetivos códigos secretos.

Na posse destes elementos, o arguido efetuava levantamentos, fazia transferências e efetuava compras com os cartões, com os quais se apoderou de quase 140 mil euros.

Numa das situações, o detido agiu em conjugação de esforços e intentos com o segundo arguido, o qual se encontra indiciado pela prática, em coautoria, de um crime de burla qualificada e de um crime de abuso de cartão de garantia ou de cartão, dispositivo ou dado de pagamento.

Presentes, pelo Ministério Público de Lisboa a primeiro interrogatório judicial, o juiz de Instrução Criminal decidiu aplicar ao primeiro arguido a medida de coação de prisão preventiva e sujeita o segundo arguido a apresentações periódicas.

A investigação prossegue sob direção do DIAP de Lisboa.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *