Distrito de Setúbal

Draga chegou ao Sado para iniciar operações no estuário

O aviso sobre a chegada da draga belga Breydel que irá realizar as previstas e polémicas dragagens no rio Sado chegou a Setúbal esta sexta-feira, segundo o grupo «Arrábida Limpa» na sua pagina do Facebook.

«E pronto, a draga já se encontra no Estuário do Sado. É tempo de agradecer à APSS e APA por todas as mentiras e irregularidades, tempo de agradecer ao Governo por querer colocar o lixo (contentores) em Setúbal, para poderem embelezar Lisboa, e, agradecer à Presidente da Câmara de Setúbal por ceder a pressões económicas em vez de lutar pela qualidade de vida das suas populações, garantidamente com benefícios pessoais, não estivéssemos nós num país chamado Portugal.

Tão triste numa cidade que tanto tem feito e que tanta gente tem ligada à proteção ambiental. É tempo de fazermos luto pelo Sado, a sua morte começa agora!!!»

Em resposta ao início dos trabalhos no estuário, o Movimento SOS Sado promove este domingo, a partir das 17h00, uma vigília no intuito de «mostrar a toda a cidade, a todo o país, a nossa repulsa, o nosso redondo Não ao atentado que propõem para o Sado», segundo o apelo do Movimento.

O objetivo das dragagens no rio Sado é ganhar profundidade e largura para que barcos com maiores dimensões possam entrar no porto de Setúbal e, se possível, criar duas vias para transporte marítimo.

No final de Outubro Lídia Sequeira, presidente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), esteve presente na Comissão Eventual da Assembleia Municipal de Setúbal, onde garantiu que a segunda fase do projeto de dragagens não será realizado, pelo que serão apenas retirados 3,5 milhões de metros cúbicos de areia e os dragados não serão depositados na Restinga – zona onde se concentra um grande número de pescadores.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *