Opinião

Distrito de Setúbal é a economia estúpida!

Por um ‘Alqueva das Indústrias’ no Distrito de Setúbal! Construam-me, Porra!

Tu hoje podes pensar que vale a pena trazer a Modernidade do Volt a estas eleições legislativas!

Hoje, os candidatos Volt às legislativas de 30 Janeiro são apresentados a todo o País. Eu também me apresento como cabeça de lista Distrito de Setúbal e estou confidente ao lado da co-candidata líder Volt para o Distrito, Aguinalda Conduto e outros 16 candidatos Volt.

Mas o importante é o que trazemos de novo. O que o Volt traz que é novo. É uma lufada da boa Europa para o mal-estar em que nos encontramos todos. De umas eleições que não havíamos pedido.

Eu explico-me.

Depois de Mário Soares ter famosamente dito “A Europa Connosco” nos anos 80. Nós hoje queremos trazer Mais Europa. Para melhorar a vida de todos.

O Distrito de Setúbal tem ficado para trás e continua a marcar passo. Agora os Partidos no Distrito à esquerda que têm desamor pela Europa, reclamam e bem pela justa fatia dos Fundos europeus sobretudo para a Península de Setúbal, a famosa regra NUTs II/III. Permitam-me dar as boas vindas europeias do distrito ao Amor de ultima hora pela Europa por parte do PCP e BE.

Se eleito deputado VOLT votarei por uma compensação dos Fundos não recebidos pela Península de Setúbal: numa base de política de futuro. Para centros de apoio às empresas do Distrito e à preparação dos jovens e de todos os ativos para trabalhar nessas empresas viradas para a frente. A compensação pode e deve assim vir do PRR a renegociar com Bruxelas.

Aos que querem votar no Partido e do rebenta-com-isto e que tem a vergonha na ponta da língua, pensem duas vezes. Vai valer a pena construir com a Europa.

Aos que querem votar na IL pensem duas vezes: o Volt não vai desestruturar o SNS, nem dar só aos muito educados as start-ups do Presente e do Futuro. Nem entrar nas aventuras pseudo-libertárias dos quase negacionistas das vacinas. Nem agravar os serviços públicos de educação e saúde cortando a direito no IRS.

Aos que votam ora no PS ou no PSD podem pensar que, de uma vez por todas, é a Economia, Estúpido! onde está a solução para sair o Distrito, e o País, do marasmo em que estamos todos mergulhados: a pobreza, as brutais dificuldade de conjugar os rendimentos com as obrigações do fim do mês. O Volt tem uma proposta de lançar as indústrias do Futuro que vão trazer o renascimento Económico do Distrito de Setúbal.

Vai valer a pensa construir o Futuro no distrito de Setúbal.

Candidato Volt, trago o projeto do “Alqueva das indústrias do Futuro”: “Três Lagos” e “Um Canal”.

Que depois vão irrigar todo o território e alimentar de uma maneira ou de outra todas as empresas do Distrito. O primeiro “Lago” Alfeite-Almada, o Segundo Palmela-Setúbal, o Terceiro “lago” Sines. Todos vão irrigar as empresas e dar trabalho qualificado ás pessoas da Moita, ao Seixal, do Barreiro ao Montijo, de Sesimbra a Alcácer e Santiago do Cacém a Grândola, em cada e dar a região ao Mundo com o Aeroporto de Alcochete. O “Canal” liga o “Alqueva das Indústrias” às Parcerias com as empresas Europeias. No território e em Espanha, Itália, Alemanha, Dinamarca e todo o território. E a boa notícia: As grandes empresas europeias que estão a operar no Distrito não vão querer ir embora…

Com a Economia do Futuro, com a indústria do futuro que podemos trazer do Alfeite à Charneca, de Alcochete a Palmela até Sines. Núcleos da indústria do futuro: o cluster das baterias por Palmela, o cluster das indústrias culturais e indústrias verdes e dos materiais por Almada, o cluster da motorização elétrica para automóveis e motorização hidrogénio para navios, camiões e aviação por Setúbal, o cluster da energia das mares, eólicas off-shore, dessalinização da água, mini reatores nucleares por Sines.

Um renascimento urbano nas cidades com o empenhamento de arquitetos e urbanistas inspirados pelo programa Bauhaus de Úrsula van der Leyen em Bruxelas a precisar de jardins, espaços pedonais, ciclovias. Reabilitação de passeios. De fachadas e sim eficiência energética. Metros de superfície a atravessar a Península. Um programa de habitação publica para jovens financiado pelo B.E.I. e co-working spaces e indústrias de serviços, financeiros, culturais, onde quiseram fazer das nossas cidades dormitório. Um aeroporto intercontinental em Alcochete a ligar-nos melhor à América. África, Índia de onde vai vir também Futuro. Um centro de engenharia naval e uma aliança estratégica da nossa indústria de Defesa Duplo-Uso com o cluster Europeu Airbus. Parcerias europeias no Desporto com torneios internacionais e mudar a face do desporto no Distrito. Apoio ás marcas agroindústria, agricultura de precisão e super ambientalista como a PAC preconiza. Turismo de Costa em bons nichos da catividade. E sim Turismo de saúde: queremos trazer com a ajuda Europa as clínicas de tratamento inovador. Uma nova energia para o Ensino avançado. Ao nível nacional preconizamos o reforço das Universidade e Politécnicos

E em Parcerias europeias e com as Américas e PALOPs institutos tipo M.I.T em todos os distritos.

Lembra: O Volt És Tu!


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *