Distrito de SetúbalDistritosEconomia

Distrito de Setúbal com maior quebra na procura de moradias e herdades

O mercado imobiliário está a registar uma quebra da procura quer na compra (-9,6%), quer no arrendamento (-10,7%) face ao 2.º trimestre de 2022, conforme dados do portal Imovirtual.

A diminuição ocorre também em relação ao 3.º trimestre do ano passado, com um decréscimo de -35,4% no caso da compra e -18,4% no caso do arrendamento.

Esta tendência é visível em todas as categorias, incluindo moradias, apartamentos, terrenos, quintas e herdades, em ambos os períodos de comparação.

As regiões que, no geral, tiveram a maior quebra de procura, em relação ao trimestre anterior, foram Braga e Setúbal (cerca de -12% em ambos). Em relação ao ano passado, a procura cai sobretudo no Porto (-13,8%).

Uma das categorias que regista maiores decréscimos é a das moradias, com uma quebra de -9,8% na procura para compra e de -23,7% no arrendamento, em relação ao trimestre anterior.

A procura diminuiu sobretudo em Setúbal (-16,5%). Já em comparação com o ano passado, a procura desce sobretudo no Porto (-37,4) e em Setúbal (-36%).

Também a procura por terrenos registou uma quebra de -9,3% de procura para compra e -11,1% para arrendamento em relação ao trimestre anterior, além de -37,6% e -22,7%, respetivamente, face ao mesmo período de 2021.

No caso das quintas e herdades, apesar de diminuir -10,7% face ao 2.º trimestre e -33% face ao ano passado, no caso da compra, registam respetivamente, nestes períodos, aumentos no caso do arrendamento: +13,3% +29,6%.

No geral, a procura por herdades caiu também na região de Setúbal em comparação com o 2.º trimestre, (-46,3%), e também em Castelo Branco (-21,4%) e Évora (-43,6%) em comparação com o 3.º trimestre de 2021.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *