Opinião

Dignificar quem cuida

Esta semana um artigo de opinião de Sara Machado Gomes, presidente do CDS-PP Almada 
 
O CDS-PP está a ultimar a elaboração de um projecto de lei focado nos cuidadores informais, que tantas vezes colocam as suas vidas pessoais e profissionais em suspenso para cuidar de outros e que beneficiam actualmente de apoios muito débeis que fragilizam a qualidade e prolongamento no tempo desse cuidado.

A proposta do CDS-PP engloba soluções de progressão na carreira, para quem queira e possa investir na sua carreira profissional mas que para isso necessite de apoios externos em casa, ou para quem decida ficar em casa a possibilidade de uma profissionalização como cuidador e a respectiva remuneração.

Uma outra questão que é importante pensar e rever, será a reforma destes cuidadores, que ao interromper a sua carreira contributiva ficam numa situação muito fragilizada na idade da sua reforma.

No concelho de Almada, altamente envelhecido, estas medidas irão certamente fazer toda a diferença na vida de muitos e sem dúvida, dar algum conforto e qualidade de vida tanto aos doentes como aos cuidadores.

Resolver por completo esta questão não será por certo possível, mas é importante dar estes pequenos passos que tanto impacto terão na vida de quem se coloca em segundo plano para cuidar de outro.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *