Opinião

Desenvolver o Montijo

A ponte Vasco da Gama veio encurtar a distância para Lisboa permitindo um acesso mais rápido à capital, porém mais de duas décadas após a inauguração da mesma é claramente notório que existiu uma incompetência municipal no (não) aproveitamento do pleno potencial criado com a nova travessia.

Deveria ter sido desenvolvido um plano estratégico com vista à captação de investimento para o Montijo, considerando precisamente a rápida e direta ligação a Lisboa, o que manifestamente não foi feito.

Olhar para o Montijo como um dormitório com acesso privilegiado à capital é curto, pouco ambicioso e não reflete a minha visão nesta matéria que passa por captar e fixar a implantação no concelho de novas empresas, combatendo o desemprego e apoiando a atividade económica, promovendo desta forma o desenvolvimento local ao mesmo tempo que retém o talento e a mão de obra qualificada aumentando o poder de compra.

Há que promover e impulsionar o empreendedorismo através de incentivos fiscais às empresas, tramitar com rapidez os processos de investimento e modernizar o parque industrial. Ao mesmo tempo deve ser levada a cabo uma reabilitação urbanística no centro do Montijo com vista à promoção turística da zona ribeirinha, não esquecendo o comércio local já existente e isentar os mesmos de taxas e taxinhas permitindo a recuperação do pós pandemia.

O Montijo tem um potencial que não está nem nunca foi aproveitado na sua total plenitude e isso tem necessariamente que acontecer para bem e em nome dos munícipes do concelho.

Não basta tocar estes assuntos de quatro em quatro anos durante a campanha autárquica, os montijenses merecem mais.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *