País

CULTURA – CPCCRD candidata projecto ao Orçamento Participativo Portugal

A Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura Recreio e Desporto apresentou um projecto ao Orçamento Participativo Portugal, para a criação de um Centro Nacional da Documentação Associativa.

A Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura Recreio e Desporto remonta a 31 de Maio de 1924 e representa as associações que tenham como objecto a cultura, o desporto e o recreio, num universo estimado em cerca de 32 mil entidades.

No âmbito da sua actividade, iniciou um trabalho de defesa e salvaguarda do espólio relativo à sua actividade ao longo dos anos, nomeadamente em três áreas: arquivo, biblioteca e espaço museológico.

De forma a dar continuidade a esse trabalho, candidatou um projecto ao Orçamento Participativo Portugal, para a criação do Centro Nacional de Documentação Associativa que assenta nos seguintes pressupostos:

Missão: Gerir toda a documentação e demais objectos produzidos e recebidos pela entidade, independentemente do seu suporte ou data.

Objectivos: Manter organizado, actualizado e disponível via digital o fundo documental e demais peças constituintes do Centro a toda a sociedade; Dinamizar parcerias com outras instituições, nomeadamente com entidades do Movimento Associativo Popular (abertas a todas as associações, filiadas ou não na CPCCRD) e criar condições para a promoção de estudos, interpretação e investigação nas áreas abrangidas pelo Centro.

O projecto prevê ainda o tratamento e digitalização do acervo documental da Confederação (1924- 2014) e dos documentos das colectividades centenárias (cerca de 350); a realização de campanhas de sensibilização e formação acerca da defesa e salvaguarda dos arquivos das associações.

A votação para o Orçamento Participativo Portugal termina a 30 de Setembro, e nele podem participar todos os cidadãos nacionais com idade igual ou superior a 18 anos, apresentando propostas e votando nos projetos da sua preferência.

Candidatura n.º 46,para preservar e salvaguardar os arquivos das associações de cultura, recreio e desporto, através do link https://opp.gov.pt/proj?scope=national&search=46#proposals-list


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *