CulturaHistoriaMundoPaísSesimbraTurismoTV e Cinema

Cruz do Calvário faz parte de um guia sobre as principais catástofres

Um guia turístico, que mostra as principais catástrofes em Portugal através de monumentos, fala sobre a Cruz do Calvário. Este monumento de Sesimbra não faz parte dos roteiros turísticos, e muitos habitantes locais não o conhecem (mas já passaram por perto), mas a sua história merece ser contada. A Cruz do Calvário, que fica numa das elevações de Sesimbra, é um pequeno monumento que tem uma história “macabra” por detrás.

Esta cruz mostra o local onde foram sepultados os mortos resultantes da epidemia de febre amarela. Esta epidemia arrasou a vila em 1857. Na altura, era necessário encontrar um local, longe da população, para sepultar a pilha de corpos que se amontoavam pelas ruas. Este é um memorial que presta homenagem a todos os que sucumbiram a esta febre. A Câmara Municipal primeiramente colocou uma cruz de madeira.

A de pedra (e final) só chegou ao terreno no Monte Calvário, onde chegou a existir um fortim que pertencia ao sistema defensivo da baía de Sesimbra, em 1981. O capítulo dedicado a Portugal, do qual Sesimbra faz parte, faz parte do documentário “A Volta ao Mundo em 80 Catástrofes”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *