AlmadaPaís

Cristo-rei vai vestir de vermelho como alerta para os mártires cristãos

Na próxima quarta-feira, não se admire ao ver a estátua do Cristo-Rei, em Almada, iluminada de vermelho.

Não se trata de nenhuma celebração ligada ao futebol, mas sim da iniciativa conhecida como ‘Red Wednesday’ (Quarta-feira vermelha), que ocorre em simultâneo em países como Alemanha, Chile, Estados Unidos da América, Austrália, Canadá, Reino Unido, Áustria, Holanda, Eslováquia, Filipinas e Itália, e é promovida pela Fundação AIS (Ajuda à Igreja que Sofre) para alertar para a perseguição de cerca de 300 milhões de cristãos em todo o mundo.

Assim, alguns monumentos portugueses vão estar iluminados de vermelho ‘cor que simboliza o sangue dos mártires’, entre eles o Santuário do Cristo-Rei, o Mosteiro dos Jerónimos (Lisboa), a Sé Catedral de Bragança, a Basílica dos Congregados (Braga) e o Santuário de São Bento da Porta Aberta (também na Arquidiocese de Braga), decorrendo em todos eles momentos de oração pelos cristãos perseguidos.

«O relatório ‘Perseguidos e Esquecidos?’’, lançado em Lisboa em outubro, é taxativo na avaliação que faz da questão da perseguição aos cristãos, como a que ocorreu no Médio Oriente. A forte instabilidade que se vive na região poderá vir a acelerar o fim do cristianismo em países como a Síria ou o Iraque, se a comunidade internacional não atuar rapidamente», alerta a Fundação AIS.

A instituição anunciou que vai dedicar este ano, em Portugal, a sua campanha de Natal em favor dos cristãos perseguidos em África, com particular atenção para a situação na Nigéria, Sudão do Sul, Camarões ou República Centro-Africana.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *