Sociedade

Criada ‘Task Force’ para o Mar

O Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, lançou esta terça-feira, junto de representantes de várias entidades púbicas e privadas, a iniciativa de uma ‘task force’ para a área do mar.

O objetivo é o de potenciar o contributo do mar para a economia do país e reforçar a posição e a visibilidade de Portugal no mundo, enquanto nação marítima.

Integram este grupo de trabalho as Forças Armadas, o Turismo de Portugal, a Fundação Oceano Azul, entidades públicas e privadas e agentes setoriais ligados à economia do mar.

Na primeira reunião da ‘task force’, que se realizou esta terça-feira, o ministro apresentou os dez objetivos estratégicos para a área do mar, inscritos no programa do Governo.

O ministro convidou os vários participantes a identificar, promover e desenvolver projetos prioritários no âmbito da economia do mar como a conservação do ambiente marinho e dos serviços dos seus ecossistemas, o conhecimento científico e a observação oceânica, a criação de um hub internacional de bioeconomia e economia circular azuis, a aposta nas energias renováveis e tecnologias oceânicas, a promoção de um turismo azul, a afirmação das indústrias da defesa e do naval em Portugal e a aposta na sustentabilidade e segurança alimentar das fileiras do mar.

Da reunião resultou a constituição de grupos de trabalho, organizados por eixos de atuação, que irão partilhar a sua estratégia de atuação no próximo encontro da ‘task force’ para o mar, prevista para o próximo mês de junho.

O Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, aproveitou ainda o momento para dar nota dos desenvolvimentos dos trabalhos organizativos da Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, que decorrerá em Lisboa de 27 de junho a 1 de julho deste ano.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *