Atualidade

Covid19: Governo dos Açores encerra discotecas e reduz horário de bares em S. Miguel

O Conselho de Governo dos Açores deliberou hoje encerrar a partir de quinta-feira, e até 1 de setembro, as discotecas em São Miguel, sendo que os bares na ilha terão as 22:00 como hora limite de atividade, devido à pandemia de covid-19.

Em nota enviada à imprensa após a reunião é explicado que os atuais 27 casos positivos de covid-19 em São Miguel «mereceram um reforço de medidas de contenção» e aponta ainda que «a situação que inspira maiores cuidados e suscita a necessidade de maior atenção é a relativa à prova da existência de, pelo menos, uma cadeia de transmissão local do vírus SARS-CoV-2, com incidência nos concelhos de Ponta Delgada e Vila Franca do Campo».

O comunicado prossegue com a seguinte explicação: «da análise realizada pela Autoridade de Saúde Regional constata-se que o universo de indivíduos relacionados com essa cadeia de transmissão local – casos positivos e contactos próximos – tem idades na casa dos 20/30 anos e que os locais de contaminação principais são os espaços recreativos noturnos».

O Conselho do Governo frisa ainda que «são crescentes as evidências de incumprimento das recomendações de saúde pública emitidas a propósito da pandemia de covid-19, nomeadamente, a existência de aglomerações e ausência de uso de máscara”.

Além do encerramento total de estabelecimentos de bebidas e similares com espaços de dança e do encerramento, a partir das 22h00 dos bares e outros estabelecimentos de bebidas, com ou sem espetáculo, com ou sem serviço de esplanada, foi definido que, também a partir das 22h00, os postos de abastecimento de combustíveis podem manter o respetivo funcionamento, mas exclusivamente para efeitos de venda ao público de combustíveis e abastecimento de veículos.

O Conselho do Governo dos Açores deliberou ainda prorrogar, até às 24h00 de 1 de setembro, a situação de calamidade pública nas ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, Pico e Faial, bem como a situação de alerta nas ilhas Graciosa, São Jorge, Flores e Corvo, e não descarta que «perante a evolução da situação epidemiológica poderá implicar a adoção de novas medidas de combate à pandemia».

Os Açores contabilizaram até hoje 192 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se, atualmente, 27 casos positivos ativos, e 16 mortes devido à covid-19.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *