Opinião

Covid 2ª vaga – São precisas mais respostas

O mundo está a atravessar um dos piores anos da sua história moderna, onde impera a incerteza a angústia e a impotência perante um adversário cruel e invisível.

De forma igualmente avassaladora economias e empregos foram destruídos abruptamente deixando um rasto de dificuldades e adversidades.

Os hospitais, que em alguns casos já tinham dificuldades na sua capacidade de resposta pré pandemia, viram os seus esforços totalmente absorvidos com esta pandemia deixando cada vez menos margem para o tratamento de outras patologias.

Cirurgias e consultas foram adiadas em nome do combate a um vírus que já existe nas nossas vidas há tempo suficiente para nos ter feito pensar atempadamente em formas eficazes de combate neste inverno que está aí à porta.

Todos sabíamos que este dia iria chegar e que, com o fim do verão e o início do ano lectivo, os casos tenderiam a subir e a pressão nos hospitais aumentar.

Urge portanto questionar o que foi feito para precaver esta situação?

Foram reforçados os serviços de urgência e hospitalares com recursos humanos suficientes, sejam eles médicos, enfermeiros ou quaisquer outros? Foram acauteladas possíveis parcerias com hospitais privados ou outras entidades prestadoras de cuidados de saúde que possam aliviar a pressão sobre o SNS? Foram reforçados os meios de rastreamento de contactos para que sejam eficazes com o aumento de casos que se verificarão nos próximos dias e semanas?

É importante repensarmos a forma como estamos a lidar com esta pandemia e estabelecermos uma estratégia eficaz na consciencialização da população de forma a que esta pandemia não atinja proporções dramáticas em Portugal a vários níveis, pois não basta só proibir nem só confinar.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *