Covid-19Destaque

Covid-19 | António Costa apresentou novas medidas para próximos dias

O Primeiro-ministro apresentou há momentos as medidas que Portugal vai ter de seguir para combater a pandemia de covid19.

Entre estas medidas, estão a limitação de um cliente por 5 metros quadrados nos estabelecimentos comerciais, mas podem avançar com saldos e promoções a partir do dia 10.

«Nos estabelecimentos comerciais vão acabar as proteções de saldos e promoções, mas vai manter-se uma limitação de uma pessoa por cada cinco metros quadrados, que era uma limitação que já existia no passado», anunciou António Costa no final do Conselho de Ministros.

Já o teletrabalho vai continuar obrigatório até 14 de janeiro, sendo recomendado a partir dessa data.

Discotecas e bares têm autorização para reabrir a partir de 14 de janeiro, mediante a apresentação de teste negativo. Apesar disso, mantém-se a proibição de consumo de bebidas alcoólicas na via pública.

As escolas vão reabrir na próxima segunda-feira, sendo que as crianças que tenham um contacto com um caso positivo de covid-19 na escola não ficam em isolamento, tal como recomendou ontem a Direção-Geral da Saúde.

Só são considerados contactos de alto risco as crianças que vivam na mesma casa que alguém com covid-19, pelo que ficam isoladas, já que não têm reforço da vacina.

Há também novas regras para a população que já tem a dose de reforço da vacina, com António Costa a argumentar que «o Governo entende que todas as pessoas que tenham a dose de reforço há mais de 14 dias deixam de ter de fazer teste para ter acesso a locais ou atividades».

Os cidadãos que já receberam a terceira dose – mais de três milhões de pessoas – ficam também isentos de isolamento em caso de contactos de risco.

«O certificado de vacinação continuará a ser exigido para restaurantes, estabelecimentos turísticos, espetáculos culturais, eventos com lugares marcados e ginásios», acrescentando que os certificados serão atualizados 14 dias após a inoculação com a dose de reforço.

«Podemos avançar na próxima semana com cautela» foi a principal mensagem do governante.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *