CulturaDistrito de Setúbal

Convento de Jesus prepara-se para receber a terceira fase de requalificação

A reunião pública do executivo da Câmara Municipal de Setúbal, na semana passada, aprovou o projecto de requalificação das Alas Norte e Nascente do monumento.

A meses da inauguração do Convento de Jesus, a 18 de maio, o espaço prepara-se agora para receber a terceira e última fase de intervenções orçamentada em 2.299.027,14 euros, para execução da obra num prazo máximo de 420 dias.

As obras não requerem o encerramento do espaço, pois “não impedirão em nada o acesso ao Convento de Jesus quando este for reaberto”, destacou a autarca Maria das Dores Meira. “As obras agora a realizar serão feitas ou no exterior ou em salas devidamente identificadas, não existindo constrangimentos na sua visita”, esclarece.

Os espaços intervencionados no interior do Convento de Jesus serão nos pisos 0 e 1, nomeadamente, as salas expositivas, localizadas nas Alas Norte e Nascente do edifício e serão, ainda, realizados trabalhos de arquitectura, conservação e restauro, museografia e iluminação museológica (luminotecnia). Um dos objectivos da empreitada passa por aumentar a área para exposição.

A aposta do executivo na preservação do espaço museológico, para a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, deve-se ao seu papel importante na história do país e ao “abandono pelos sucessivos governos e pelo Estado”. Destacando que “estas intervenções são importantes por se tratar de um monumento com tamanha história e já deveriam de ter acontecido”.

A verba de financiamento da obra será proveniente de fundos comunitários. “O dinheiro que tem vindo a ser gasto na requalificação do Convento de Jesus é dos setubalenses, provenientes de fundos comunitários angariados para o efeito”, reforça a edil sadina.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *