Distrito de CoimbraMinistério Público

Construtora Soares da Costa e promotores acusados de fraude

O processo que o MP visa como fraudulento é referente ao projeto de um hotel de 5 estrelas na Praia da Tocha, Cantanhede.

Em questão está um subsídio obtido no valor de 1.2 milhões de euros obtidos através de um programa de apoio ao turismo de Portugal, com candidatura aprovada em 2010, o projeto nunca se concretizou.

Os arguidos do caso são Soares da Costa, dois ex responsáveis daquele grupo, dois promotores de um hotel de cinco estrelas, assim como duas empresas que terão sido utilizadas para o negócio. Nas alegações que decorreram no Tribunal de Coimbra, a procuradora do ministério publico defendeu a condenação de todos os arguidos, contudo que estes devem ser condenados em modos diferentes, acusando um dos promotores como o “arquiteto de todo o esquema”.

De acordo com a Lusa , os arguidos entregavam à Turismo de Portugal as faturas emitidas pela construtora Soares da Costa a comprovar o investimento, que não teria sido feito, e a entidade transferia o dinheiro, que depois circulava entre várias contas regressando novamente à empresa promotora da obra para alegadamente dar a aparência de um aumento de capital da sociedade.

Algumas delegações já foram feitas e o advogado de defesa do promotor defende a absolvição de todos os arguidos e entende ainda que “o hotel “não era uma utopia” e que não seria “descabido que senhores vindos de outros países, em vez de ficarem num hotel em Lisboa ou no Porto ficassem alojados num hotel na Tocha”. Também advogados de outras entidades envolvidas consideram a acusação confusa o que dificulta um bom entendimento do caso, uma barreira clara para uma defesa aguçada.

Estão marcadas para dia 09 de Dezembro mais alegações como a de Soares da Costa, e seus antigos responsáveis.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *