À Boa Mesa

Confraria Da Cerveja desafia os portugueses a celebrar o Dia Internacional da Cerveja

Um “Brinde à Cerveja” no dia 6 de agosto, sexta-feira

- publicidade -

A Confraria da Cerveja desafia todos os portugueses a celebrar o Dia Internacional da Cerveja, um evento mundial assinalado em mais de 50 países, que destaca a importância do setor na Economia, Cultura e Sociedade portuguesas, para além da sua História enquanto uma arte milenar do tempo dos Deuses e pelo que representa: um puro e honesto símbolo de convívio e partilha, presente em inúmeros momentos na vida dos portugueses.

De forma a promover o convívio entre os amigos e a degustação moderada de cerveja, homenagear os responsáveis pela produção, distribuição e comercialização desta bebida, bem como unir Portugal aos diferentes países nesta comemoração, a Confraria da Cerveja desafia os portugueses a partilhar uma fotografia de um brinde à cerveja nas redes sociais, marcando o hashtag #VivaCerveja e a página @sabercerveja, como forma de homenagem ao setor.

Rui Lopes Ferreira, Grão-Mestre da Confraria da Cerveja assinala que “este ano convidamos todos a unirem-se e a celebrar esta bebida milenar, de forma sempre responsável e com moderação. A comemoração deste dia não é apenas em prol da bebida, mas tudo o que ela implica e por onde passa, desde o momento em que os agricultores semeiam os seus ingredientes – a nossa cevada e lúpulo -, até ao momento em que é servida, que pode ser num encontro de final de tarde, numa degustação de refeição, após um jogo entre amigos e num festival de verão, que esperamos retomar em 2022. O Dia Internacional da Cerveja é para todos os apreciadores e amantes de cerveja em Portugal, bem como para todos os cervejeiros, microcervejeiros, agricultores, distribuidores, comerciais, e para os nossos restaurantes, bares, cafés e discotecas, que hoje estão a restaurar a sua normalidade, e que dão também a cara também pelo setor”

A bebida alcoólica mais consumida na União Europeia, bem como em Portugal, a cerveja é uma bebida milenar que goza de uma composição habitualmente composta por cevada, lúpulo, fermento e água, a par de uma naturalidade assegurada pela produção cervejeira e microcervejeira nacional, que hoje conta com mais de 100 empresas espalhadas pelos 18 distritos de Portugal e Ilhas. Símbolo maior de convívio e de partilha, a produção de cerveja é uma arte ancestral que chegou há milhares de anos a terras Lusitanas pela mão de Lísias, o pai de Baco, e continua a dar cartas em pleno séc. XXI com uma multiplicidade de novos sabores e empreendedorismo dos cervejeiros em Portugal.

O Dia Internacional da Cerveja  criado em 2007, em Santa Cruz da Califórnia,  começou por ser uma celebração apenas no bar dos fundadores, que depois se expandiu até se transformar num evento mundial, assinalado em mais de 50 países. Em Portugal esta data é celebrada pela Confraria da Cerveja, uma entidade não lucrativa que nasceu do sonho de sete personalidades portuguesas do setor cervejeiro. Inspirada na tradição das irmandades, a Confraria da Cerveja promove a paixão e o reconhecimento da importância da Cerveja enquanto símbolo de convivialidade, partilha, celebração e na defesa da arte cervejeira enquanto atividade de relevo para a economia portuguesa.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo