CulturaEducaçãoMundoPaísSesimbraTurismo

Conferência sobre o Cabo Espichel e o Caminho Marítimo de Santiago

Na sala multiusos da Biblioteca Municipal de Sesimbra foi realizada uma conferencia que deu um novo foco ao mar e ao património excecional que o mesmo oferece. O objetivo destas conferencias, organizadas pelos Rotary, é abordar temas relacionados com o património e a cultura do concelho, promovendo a partilha de conhecimentos e de experiências com a comunidade. Esta, sempre participativa, pretendia conhecer, um pouco mais, sobre o património que nos rodeia.

Na primeira conversa da tarde, falou-se sobre o “Cabo Espichel, Um Património Excecional”. Nesta exposição, Andreia Conceição, que é arqueóloga e coordenadora do Museu Marítimo de Sesimbra, falou sobre este património único que chegou a ser um dos principais santuários do país (antes de Fátima) e um dos locais favoritos da família real, já que havia uma casa da ópera e uma arena.

Para além do seu importante conjunto histórico e ambiental, com o Cabo a abrir-se sobre uma abissal Baía dos Lagosteiros, aqui também é possível visitar 614 pegadas de dinossauro. Estas estão entre a Boca do Chapim e a Praia do Areia do Mastro. Estas pegadas, que demonstram que há 129 milhões de anos estes gigantes (carnívoros e herbívoros) já povoavam o concelho de Sesimbra, serviram de inspiração para Spielberg criar a cena da caminhada no filme Jurassic Park.

Na segunda parte desta conferencia, Fernando Completo (professor na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril) falou sobre o “Caminho Marítimo de Santiago em Portugal – Uma rota entre o Sagrado e o Imaginário”. O Caminho Marítimo de Santiago recria, uma boa parte através da costa portuguesa, a viagem da “Barca de Pedra”. Esta, segundo a lenda, levou o corpo do Santo peregrino desde a Palestina até a Galiza.

Este novo projeto transfronteiriço está em total sintonia com a Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030. A primeira viagem deste caminho aconteceu no ano passado e passou por uma boa parte das Estações Náuticas nacionais.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *