Distrito de Setúbal

Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal celebram 234.º aniversário

As comemorações do 234.º aniversário da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, esta sexta-feira, marcam o arranque da iniciativa ‘Setúbal Resiliência+ Os Dias da Segurança’, a decorrer até 1 de março, com conferências, ações de sensibilização e exposições.

O ‘Setúbal Resiliência+ Os Dias da Segurança’, organizado pelo segundo ano consecutivo pela Câmara Municipal em parceria com várias entidades, foi apresentado em conferência com as presenças do coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros, José Luís Bucho, a presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, e o vereador Carlos Rabaçal.

A segunda edição do ‘Setúbal Resiliência+ Os Dias da Segurança’ começa esta sexta-feira com as comemorações do 234.º aniversário da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, cuja sessão solene, que inclui a cerimónia de hastear da bandeira nos Paços do Concelho, se realiza na Praça de Bocage.

Segue-se, no sábado, a partir das 09h00, na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, o 2.º Encontro das Unidades Locais de Proteção Civil, para balanço do trabalho realizado em 2019 desta importante base da proteção civil municipal.

No domingo, às 09h00, a partir do Jardim da Algodeia, realiza-se o peddy paper “Segurança, Desporto e Cultura”, num percurso plano com cerca de 4500 metros que no qual são revelados aspetos culturais e patrimoniais da cidade, assim como partilhados medidas de autoproteção para a população.

No dia 24, a Casa da Baía acolhe duas conferências. A primeira, no período da manhã, a partir das 09h00, é subordinada ao tema “Do Risco à Segurança – A Educação Invisível”, enquanto à tarde, às 14h00, está em análise “A Resiliência das Infraestruturas Críticas”.

A 27, às 11h00, é inaugurada no Mercado do Livramento a exposição “As Mulheres na Proteção Civil – Retratos de Homenagem”, que reúne um conjunto de fotografias captadas pela lente de Maria Isabel Silva, membro da Vost Portugal. A mostra está patente até dia 27 de março.

Igualmente a 27, entre as 10h00 e as 23h00, no auditório do Mercado do Livramento, realizam-se sessões ininterruptas de esclarecimento à população sobre o coronavírus COVID-19.

No dia seguinte, a 28, a partir das 10h00 e ao longo de todo o dia, o auditório do Mercado do Livramento recebe o encontro “Segurança Integral nas Cidades Portuárias”, que reúne um painel de especialistas em reflexão sobre os custos e os benefícios de ter portos marítimos nas cidades.

“Proteção do Património Móvel e Imóvel” dá tema ao encontro de dia 29, a partir das 09h00, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, no qual participa, entre outros, Javier Ruiz de Azúa, que explana sobre a conservação do património do município espanhol de Córdoba.

O último dia da iniciativa, a 1 de março, reserva uma demonstração de meios e atividades de vários agentes de proteção civil, incluindo ações de informação e sensibilização para a população, a qual se realiza ao longo de todo o dia na Avenida José Mourinho, na zona da Praia da Saúde.

Participam nesta atividade o Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal, a Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, a PSP, a Polícia Marítima, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Setúbal.

Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Setúbal, Centro Hospitalar de Setúbal, ACES Arrábida, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, serviços municipais de proteção civil de Sesimbra, Palmela e Grândola e unidades locais de proteção civil também marcam presença no evento.

Todas as informações sobre o programa que decorre ao longo de 11 dias pode ser consultado em https://www.mun-setubal.pt/wp-content/uploads/2020/02/Resiliencia-DiasSeguranca-Programa.pdf


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *