AlmadaSeixal

Comissões de Utentes da Saúde organizam concentração na Amora pela defesa do SNS

As Comissões de Utentes da Saúde de Almada e Seixal apelaram hoje à mobilização da população e dos profissionais de saúde dos dois concelhos para várias ações de luta que vão desenvolver em defesa do Serviço Nacional de Saúde.

«Apelamos à mobilização dos utentes e dos profissionais de saúde, porque a situação é muito grave e o Serviço Nacional de Saúde está em risco», disse à agência Lusa José Lourenço, da Comissão de Utentes da Saúde do Seixal, após uma reunião com o Conselho de Administração do Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada.

A reunião foi solicitada pelas duas Comissões de Utentes na sequência do encerramento temporário nos últimos dias dos serviços de urgência de obstetrícia de diversos hospitais da Península de Setúbal.

Segundo José Lourenço, na quinta-feira, dia 23 de junho, às 14h30, irá acontecer «uma primeira concentração de utentes e profissionais de saúde, com a presença de representantes de diversos sindicatos, junto ao Agrupamento de Centros de Saúde de Almada e Seixal, na Amora», estando já em preparação outras ações de luta em defesa do SNS.

Da reunião das Comissões de Utentes da Saúde de Almada e do Seixal realizada hoje com o Conselho de Administração do HGO, José Lourenço disse ter trazido «uma mensagem de esperança», mas frisou que muitos dos problemas daquela unidade hospitalar são comuns a todo o SNS.

«O Conselho de Administração do HGO conseguiu garantir que, pelo menos até ao final deste mês, em termos de ginecologia e obstetrícia, não haverá novo encerramento e que, de alguma forma, isto será extensível a outras urgências, nomeadamente a urgência geral» explicou.

Além disso, «a administração do HGO também está em contacto e em reuniões com as administrações hospitalares da Península de Setúbal [Centros Hospitalares de Barreiro/Montijo e de Setúbal], para que, no período de férias de verão, que é normalmente o mais complicado, não haja sobreposições relativamente ao encerramento de serviços, ou seja, se fechar o Barreiro, que Setúbal e o Garcia de Orta estejam abertos e não haja esse tipo de sobreposições» referiu o responsável da Comissão de Utentes do Seixal.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *