BarreiroDestaque

Começou a expansão da Unidade de Cuidados Intensivos no Hospital Barreiro-Montijo

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) informou que as obras para ampliação da Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) já iniciaram.

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) informou que as obras para ampliação da Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) já iniciaram. “O investimento, na ordem dos 2 milhões de euros, prevê a beneficiação do espaço existente, expansão do serviço e capacitação tecnológica da UCI, permitindo o isolamento de até 6 doentes em simultâneo, 2 dos quais em quartos com pressão negativa”.

Em comunicado, a unidade explica que atualmente o Hospital “dispõe de 5 camas de cuidados intensivos, em área de open space, servindo diretamente na sua área de influência a população dos concelhos de Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo, num total de mais de 216 mil habitantes. Esta intervenção permitirá aumentar a lotação da Unidade para 11 camas (Nível II e Nível III), apetrechando o Centro Hospitalar de uma infraestrutura mais adequada à intensidade dos cuidados prestados aos doentes em situação crítica e permitindo, adicionalmente, que a UCI passe a dispor de idoneidade formativa em medicina intensiva, para médicos em formação noutras especialidades”, pode ler-se.

Vão criar-se agora condições físicas “para que a Unidade de Cuidados Intensivos venha a aumentar gradualmente a sua atividade, quer no número de internamentos, quer na complexidade dos doentes internados. É ainda expetável que seja possível reduzir os tempos médios para cirurgias mais complexas e em doentes com níveis de severidade superiores, atendendo ao aumento potencial da disponibilidade de cama em UCI para o pós-operatório imediato”.

Com mais capacidade na UCI, vai ser possível evitar, em muitas ocasiões, “a transferência de doentes críticos para outras unidades hospitalares, contribuindo para a fluidez da Rede Nacional de Especialidade Hospitalar e de Referenciação em Medicina Intensiva, com premência para a possibilidade de tratamento simultâneo no CHBM de doentes críticos com outras patologias e de alguns dos doentes com patologia COVID-19 que careçam de ventilação e cuidados intensivos em quartos de pressão negativa, reduzindo a pressão da procura nos Hospitais Centrais da ARSLVT”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *